Tascas do Porto – a arte dos petiscos.

A comida é o melhor desbloqueador de conversa e, nas Tascas do Porto, nem a língua é barreira para a comunicação. Estes locais são o sítio perfeito para entender a gastronomia fast-food tradiconal e a cultura das pessoas do Porto.

As hipóteses de ter comida mal confeccionada numa Tasca é nula, Os ingredientes são sempre frescos bem como a confecção dos pratos; o aprimorar dos temperos, a forma de cozinhar, e os segredos são fruto de décadas de experiências e críticas dos clientes habituais.

A cozinheira do Alfredo Portista A belíssima cozinheira do Alfredo Portista

O cliente das Tascas não é homogéneo, podemos encontrar: os habitués, que lá passam para lanchar ou almoçar, ver os amigos, ou dar duas de letra sobre as graças ou desgraças do Futebol; os pseudo gourmandes, que procuram aquele petisco perfeito; e nos dias de hoje, os turistas mais aventureiros, que eu apelido de travelers, que gostam do contacto com a autenticidade.

Os santos abençoam a Tasca.Os Santos abençoam a Tasca

Como identificar uma Tasca:
1. Espaço pequeno com muitas coisas penduradas na parede;
2. Um homem atrás do balcão e uma senhora na cozinha (responsável pelas iguarias);
3. Um balcão de aço inox (fácil de limpar), e uma montra de vidro onde se podem vislumbrar as comidas disponíveis;
4. Homens encostados ao balcão.

Adega FlorestaAdega Floresta: FC Porto, comida e bebida

O que comer:
Iscas de Bacalhau;
Combinado de Porco;
Punheta de Bacalhau;
Rojões;
Petingas;

Uma das muitas qualidades da Tasca é que as comidas são baratas, entre os 0.75€ e os 2.50€ e na sua maioria devem ser acompanhadas com vinho, em copos pequenos ou tigelas.